top of page

A proposta do Fabcine Móvel é de estabelecer uma interlocução entre o cinema e a comunidade, tendo principalmente o vídeo como ferramenta política e instrumentalizadora para uma formação crítica local.

DIÁRIO DE BORDO CINECLUBISTA

Sessão_01_v.png

1ª exibição: realizada em agosto de 2018, contou com a presença do cineasta Ricardo Elias, que levou ao público sua primeira obra intitulada DE PASSAGEM.

Ricardo Elias nasceu em São Paulo em 1968. Graduou-se em Cinema na Escola de Comunicações e Artes de São Paulo – ECA/USP em 1992. Além do longa metragem De Passagem, dirigiu Os 12 Trabalhos e estreou nesse ano de 2018 Mare Nostrum.

Desde 2006 Ricardo Elias participa e apoia ações cineclubistas do Coletivo Fabcine pela cidade de São Paulo, sempre cedendo os direitos de exibição de suas obras gratuitamente e participando das sessões quando pode.

 

Exibição do longa metragem DE PASSAGEM

Sessão_01_z_14.png
Sessão_01_z_18.png
Sessão_01_z_21.png

Obs: na página GALERIA Circuito Fabcine Móvel, neste mesmo site, navegue por álbuns fotográficos com imagens de cada exibição.

fabcinemovel2ªsessao2b.jpg

2ª exibição: 

Realizada no dia 23 de fevereiro de 2019, a sessão contou com a presença do roteirista-ator do filme Um Salve Doutor: Andrio Candido.

Conhecido como um "artista múltiplo", Andrio, além de poeta-escritor, também é professor de História, ator e integrante do projeto Filhos de Ururai.

Campo do Maloka  2.jpg
Campo do Maloka  4.jpg
Campo do Maloka 1.jpg
Campo do Maloka  5.jpg

Exibição do longa metragem UM SALVE DOUTOR

Gueto Cine Fotos-23.jpg

06 de março de 2019: retorno ao Cinecidade para manutenção e melhorias da Cabine e Escada da Estrutura de exibição do Fabcine Móvel 

3ª exibição: 

os quatro dias antes da exibição realizada no Campo de Várzea do Mutirão foram atribulados: vazamento de gasolina do tanque do Fabcine Móvel, correria com mecânico pra substituição do tanque, muita chuva durante o trabalho de colagem de cartazes para divulgação do evento, compra das cadeiras de praia para acomodação do público. Mas apesar das correrias, no dia do evento não choveu e realizamos mais um encontro do cinema paulista com o seu público, exibindo Ninjas – a sessão contou com a presença de um dos atores do filme: André Luiz Patrício.

4ª exibição: 

realizada no dia 05 de abril de 2019 na Favela do Moinho, região central de São Paulo.

À convite do Coletivo Comboio retornamos à Favela do Moinho para mais um encontro com nossos amigos do Cine Moinho, dessa vez para exibir, ao ar livre, a videorreportagem de Caio Castor sobre Kelvy, boxeador e campeão paulista 2019 na categoria infantil.

11 de abril de 2019: ocupação Vila Esperança, Cohab Jova Rural, local da 5ª exibição (cartaz abaixo). 

Abril.jpg

Toda sessão mobiliza uma série de ações não só dos Coletivos de audiovisual, mas principalmente d@s companheir@s de cada quebrada que visitamos nesse circuito e que topam fazer o trabalho junto com a gente; na Ocupação Vila Esperança, a iniciativa dos manos Moisés e Everton, desde a recuperação do pequeno espaço no alto do morro, onde instalamos nossa estrutura de exibição, às correrias para divulgação da exibição do filme  O menino e o mundo, garantiram um trabalho prazeroso e uma sessão bonita para tod@s.

 

Confiram nos vídeos ao lado um pouco do nosso cotidiano à bordo do Fabcine Móvel pelas bandas do Jaçanã, desde a hora em que chegamos até a saída às 00:00 horas:

Jova GPG.png
Jova Rural por do sol.jpg
Foto de Arquivo FABCINE.jpg
Gueto_Cine-36.jpg
Gueto_Cine-37.jpg
Gueto_Cine-35.jpg

5ª exibição: 13 de abril de 2019 – realizada na Ocupação Vila Esperança, COHAB Jova Rural – São Paulo.

Foto de Arquivo FABCINE.jpg
Foto de Arquivo FABCINE-2.jpg

30 de abril de 2019: visitando local da exibição de julho, no Jardim Recanto Verde. Agradecemos o fotógrafo Eduardo Bowt pela indicação ;) 

Captura_de_Tela_2019-05-01_às_16.17.02.p

6ª exibição: 11 de maio de 2019 – depois das fortes chuvas que forçaram o cancelamento da primeira sessão que faríamos no Cine Campinho, no dia 01 de dezembro de 2018, retornamos ao Jardim Bandeirantes/Guaianazes para fazer uma exibição prazeirosa de curtas-metragens e animações para o público local. Obrigado, amig@s, pela oportunidade.

7ª exibição: 18 de maio de 2019 – realizada na Casa de Cultura Hip Hop do Jaçanã com a presença do realizador Caio Castor.

8ª exibição: 29 de junho de 2019 – realizada na sede do Núcleo Audiovisual Gueto Cine com a presença da realizadora Lilian Santiago.

9ª exibição: 10 de agosto de 2019 – realizada na Ocupação Vila Esperança com a presença do realizador Igor Almeida.

10ª exibição: 31 de agosto de 2019 – realizada na Quadra do Jardim Recanto Verde com a presença do realizador Pedro Guimarães.

11ª exibição: 28 de setembro de 2019 – realizada na Quadra da Vl Nova Galvão

12ª exibição: Outubro de 2019 – Cohab Jova Rural

13ª exibição: 19 de dezembro de 2019 – local: Pq Peruche

OBS: Leitor[a] querid@, percebemos que seria inviável dar continuidade aos relatos do diário de bordo e que essa prática geraria uma página interminável e mais  literária do que audiovisual; por isso, a continuidade do registro de nossas sessões segue na Galeria do Circuito Cineclubista, sem longas descrições das imagens e vídeos de nossa perambulação cinematográfica pela cidade.

bottom of page