top of page
Exibição do longa metragem DE PASSAGEM
Exibição do longa metragem DE PASSAGEM
Coletivo FABCINE
Desde 2005
São Paulo/Brasil
Circuito FABCINE móvel
Atenção:
Nosso site foi sabotado e perdemos praticamente 95% das imagens/fotos de nossa GALERIA CINECLUBISTA e de outras páginas importantes, e a plataforma wix tornou-se o pior lugar da web para hospedagem gratuita no seguimento. A partir de agora, voltaremos a utilizar Facebook e Instagram como principais canais de nosso portfólio e, em breve, lançaremos um site oficial recuperando a memória de nossa importantíssima Galeria de Fotos das sessões pela cidade. Convidamos os internautas a visitarem uma página alternativa de nosso Circuito, no No facebook as publicações não têm a organização que havia no site wix, mas reúne todo nosso conteúdo, de forma aleatória.
A proposta do Fabcine Móvel é de estabelecer uma interlocução entre o cinema e a comunidade, tendo principalmente o vídeo como ferramenta política e instrumentalizadora para uma formação crítica local.
DIÁRIO DE BORDO CINECLUBISTA
1ª exibição: realizada em agosto de 2018, contou com a presença do cineasta Ricardo Elias, que levou ao público sua primeira obra intitulada DE PASSAGEM.
Ricardo Elias nasceu em São Paulo em 1968. Graduou-se em Cinema na Escola de Comunicações e Artes de São Paulo – ECA/USP em 1992. Além do longa metragem De Passagem, dirigiu Os 12 Trabalhos e estreou nesse ano de 2018 Mare Nostrum.
Desde 2006 Ricardo Elias participa e apoia ações cineclubistas do Coletivo Fabcine pela cidade de São Paulo, sempre cedendo os direitos de exibição de suas obras gratuitamente e participando das sessões quando pode.
Exibição do longa metragem DE PASSAGEM
Obs: na página GALERIA Circuito Fabcine Móvel, neste mesmo site, navegue por álbuns fotográficos com imagens de cada exibição.
2ª exibição:
Realizada no dia 23 de fevereiro de 2019, a sessão contou com a presença do roteirista-ator do filme Um Salve Doutor: Andrio Candido.
Conhecido como um "artista múltiplo", Andrio, além de poeta-escritor, também é professor de História, ator e integrante do projeto Filhos de Ururai.
Exibição do longa metragem UM SALVE DOUTOR
06 de março de 2019: retorno ao Cinecidade para manutenção e melhorias da Cabine e Escada da Estrutura de exibição do Fabcine Móvel
3ª exibição:
os quatro dias antes da exibição realizada no Campo de Várzea do Mutirão foram atribulados: vazamento de gasolina do tanque do Fabcine Móvel, correria com mecânico pra substituição do tanque, muita chuva durante o trabalho de colagem de cartazes para divulgação do evento, compra das cadeiras de praia para acomodação do público. Mas apesar das correrias, no dia do evento não choveu e realizamos mais um encontro do cinema paulista com o seu público, exibindo Ninjas – a sessão contou com a presença de um dos atores do filme: André Luiz Patrício.
4ª exibição:
realizada no dia 05 de abril de 2019 na Favela do Moinho, região central de São Paulo.
À convite do Coletivo Comboio retornamos à Favela do Moinho para mais um encontro com nossos amigos do Cine Moinho, dessa vez para exibir, ao ar livre, a videorreportagem de Caio Castor sobre Kelvy, boxeador e campeão paulista 2019 na categoria infantil.
11 de abril de 2019: ocupação Vila Esperança, Cohab Jova Rural, local da 5ª exibição (cartaz abaixo).
Toda sessão mobiliza uma série de ações não só dos Coletivos de audiovisual, mas principalmente d@s companheir@s de cada quebrada que visitamos nesse circuito e que topam fazer o trabalho junto com a gente; na Ocupação Vila Esperança, a iniciativa dos manos Moisés e Everton, desde a recuperação do pequeno espaço no alto do morro, onde instalamos nossa estrutura de exibição, às correrias para divulgação da exibição do filme O menino e o mundo, garantiram um trabalho prazeroso e uma sessão bonita para tod@s.
Confiram nos vídeos ao lado um pouco do nosso cotidiano à bordo do Fabcine Móvel pelas bandas do Jaçanã, desde a hora em que chegamos até a saída às 00:00 horas:
5ª exibição: 13 de abril de 2019 – realizada na Ocupação Vila Esperança, COHAB Jova Rural – São Paulo.
30 de abril de 2019: visitando local da exibição de julho, no Jardim Recanto Verde. Agradecemos o fotógrafo Eduardo Bowt pela indicação ;)
6ª exibição: 11 de maio de 2019 – depois das fortes chuvas que forçaram o cancelamento da primeira sessão que faríamos no Cine Campinho, no dia 01 de dezembro de 2018, retornamos ao Jardim Bandeirantes/Guaianazes para fazer uma exibição prazeirosa de curtas-metragens e animações para o público local. Obrigado, amig@s, pela oportunidade.
7ª exibição: 18 de maio de 2019 – realizada na Casa de Cultura Hip Hop do Jaçanã com a presença do realizador Caio Castor.
8ª exibição: 29 de junho de 2019 – realizada na sede do Núcleo Audiovisual Gueto Cine com a presença da realizadora Lilian Santiago.
9ª exibição: 10 de agosto de 2019 – realizada na Ocupação Vila Esperança com a presença do realizador Igor Almeida.
10ª exibição: 31 de agosto de 2019 – realizada na Quadra do Jardim Recanto Verde com a presença do realizador Pedro Guimarães.
11ª exibição: 28 de setembro de 2019 – realizada na Quadra da Vl Nova Galvão
12ª exibição: Outubro de 2019 – Cohab Jova Rural
13ª exibição: 19 de dezembro de 2019 – local: Pq Peruche
OBS: Leitor[a] querid@, percebemos que seria inviável dar continuidade aos relatos do diário de bordo e que essa prática geraria uma página interminável e mais literária do que audiovisual; por isso, a continuidade do registro de nossas sessões segue na Galeria do Circuito Cineclubista, sem longas descrições das imagens e vídeos de nossa perambulação cinematográfica pela cidade.
bottom of page