Exibição do longa metragem DE PASSAGEM
Exibição do longa metragem DE PASSAGEM
Coletivo FABCINE
Desde 2005
São Paulo/Brasil
Circuito FABCINE móvel
Atenção:
Nosso site foi sabotado e perdemos praticamente 95% das imagens/fotos de nossa GALERIA CINECLUBISTA e de outras páginas importantes, e a plataforma wix tornou-se o pior lugar da web para hospedagem gratuita no seguimento. A partir de agora, voltaremos a utilizar Facebook e Instagram como principais canais de nosso portfólio e, em breve, lançaremos um site oficial recuperando a memória de nossa importantíssima Galeria de Fotos das sessões pela cidade. Convidamos os internautas a visitarem uma página alternativa de nosso Circuito, no No facebook as publicações não têm a organização que havia no site wix, mas reúne todo nosso conteúdo, de forma aleatória.
Manifestantes em Junho de 2013
Avenida Paulista – São Paulo/SP
Gravação: Arquivo Fabcine
Vídeo 1920/1080 24p DSLR
Som Direto: Zoon H4n
"Em minha opinião, a vida somente se compõe do passado. Inclusive no momento de nascer despertamos rodeados de memória. A lembrança de nossos pais, de nossos avós e das milhares de pessoas que nos precederam, está em nosso cérebro. Da mesma forma, também o passado da matéria, o passado das estrelas e do universo está em nós. Inclusive, se pode dizer que o futuro vem do passado."
Sobre o Arquivo Fabcine
Começamos nosso arquivo de maneira bem pessoal e aleatória, selecionando filmagens feitas antes mesmo da fundação do coletivo em 2005, organizando-as junto aos materiais audiovisuais produzidos com os projetos realizados a partir dessa data, e depois sistematizando todo o trabalho com um objetivo maior: o de reunir de várias manifestações políticas e culturais da cidade de São Paulo e, na medida do possível, de outros estados do Brasil e de países estrangeiros, a fim de construir uma memória de experiências populares e ações coletivistas com olhar cinematográfico.
Arquivos são feitos para durar no tempo. E é com o passar dos anos que surgem, também, finalidades para grande parte de materiais adormecidos em gavetas ou digitalizadas em HDs. Assim, vários registros do Arquivo Fabcine atenderam à necessidades específicas de outros realizadores, como a de encontrar cenas de manifestações políticas ou culturais realizadas em São Paulo ou pelo país afora para complementarem suas obras audiovisuais.
Muitas imagens de nosso arquivo podem ser encontradas em curtametragens que produzimos e em filmes e vídeos de outros realizadores, entre eles citamos o curta Preservar é Resistir, o
videoclipe do grupo Racionais MC, o teaser do relatório de violações ao direito de protesto no Brasil, o documentário Linha de Ação, sobre o Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes e o episódio Explorer Investigation: Desigualdade Extrema, da National Geographic Brasil.
Atualmente, o arquivo Fabcine reúne dezenove anos de sons e imagens captadas com gravadores de áudio e câmeras digitais: fitas Mini-DV (até meados de 2010) e .mov H 264/Full-HD (registros feitos de 2010 em diante, geralmente com câmeras DSLR – Canon T3i, 7D e 5D Mark II & III). Em 2019 atualizamos nossos registros e equipamentos (Canon R/4K, Ronin-S, Drone Mavic Pro, Gopro Hero 9 e Zoom H6).
Com o avanço tecnológico e os serviços de armazenamento de imagens em nuvens oferecidos pela internet, pretendemos digitalizar e criar formas de disponibilizar/tornar acessível e público nosso acervo, pois, ao contrário da expressão "arquivo morto", consideramos o nosso arquivo "vivo e em movimento".
ideas del CINE insurgente
Entrevista realizada com o cineasta boliviano Jorge Sanjinés na sede do Grupo UKAMAU, em La Paz, onde o autor comenta aspectos de sua filmografia e literatura.
Gravação: Bolívia – 2011
Vídeos realizados e que utilizam total ou parcialmente imagens do Arquivo Fabcine