
Exibição do longa metragem DE PASSAGEM
Exibição do longa metragem DE PASSAGEM

Coletivo FABCINE
Desde 2005
São Paulo/Brasil

Quando o Fabcine Móvel anda o cinema paulista se movimenta!
Adriana Oliveira
Há 21 anos o Coletivo Fabcine vem construindo bases não apenas sólidas, mas principalmente "móveis", para um projeto de cultura audiovisual de rua, que tem como objetivo principal produzir e difundir obras, conteúdos e práticas de vídeo popular e do cinema independente, por meio de exibições alternativas para o público das regiões menos “assistidas” da cidade.
Samba do Congo
1ª gravação com o estúdio do Fabcine Móvel em 2015
Música: Hino do Samba do Congo
Autores: Wagner Loitero e Fernando Ripol
E, embora o Cinescadão tenha sido uma das participações mais reconhecidas do coletivo na construção de um Núcleo Audiovisual urbano, ainda faltava-nos um instrumento de trabalho que representasse os princípios de sua fundação, como o de ser um grupo de trabalho itinerante.
E foi assim que surgiu a proposta de Adriana Oliveira de se criar um “veículo audiovisual” à maneira dos cine móveis já conhecidos na Europa e no Brasil: o Fabcine Móvel – inspirado no microcinema do Sol Cinema inglês, mas conjugado com o Cine Solar da Brazuka, ao ar livre.
Embaixadores do samba
1ª gravação com o estúdio do Fabcine Móvel em 2015
Música: Mãe Preta
Autor: Dicá

FABCINE MÓVEL é um "veículo de comunicação audiovisual" projetado para um circuito urbano e principalmente periférico. Um projeto do Coletivo Fábrica de Cinema documentando cenas da cultura popular metropolitana para produção e exibição nas ruas de web-documentários.
Fabcine Móvel na pista chegando na Casa de Cultura Hip Hop do Jaçanã para um dia de exibição de filmes



Em 2017 o Fabcine Móvel assessorou o Coletivo Gueto Cine, aprovado na 2ª edição do Programa de Fomento à Cultura de Periferia; a parceria nos deu a oportunidade de construir as estruturas de exibição no veículo audiovisual que deu andamento à 5ª Edição do Circuito Cineclubista do Coletivo Fabcine nos anos 2018-2019, ao mesmo tempo em que coordenávamos a construção de outro Núcleo Audiovisual, agora para o Coletivo Gueto Cine na região da Cohab Jova Rural, zona norte de São Paulo. 8 anos depois, agora intitulados apenas como Circuito Fabcine e com dois veículos audiovisuais itinerantes, seguimos na estrada aprovados na 10ª edição do Fomento à Cultura da Periferia de São Paulo, para uma temporada solo de produção fílmica e exibição de filmes entre 2026 e 2028.


